Segundo Lucas “vivemos um momento, no mundo, não somente em nosso estado, onde a sociedade e o meio ambiente pedem socorro. A transformação do meio em que vivemos aconteceu tão rapidamente e, de forma tão inconsequente, que hoje nos deparamos com grandes catástrofes. Podemos ver todos os dias nas redes sociais e na televisão: desmatamento, poluição, suicídios, violência, uma bola de neve de acontecimentos trágicos que só cresce. Foi a partir desse ponto, pensando em nossa sociedade e em seu futuro, e se balizando em nossas Teses e nossa Carta de Princípios que idealizei esse tema. Pois, nós, enquanto Movimento Tradicionalista, não podemos alienarmo-nos para tudo que acontece porta afora de nossas entidades. Acredito que o tradicionalismo vai além das danças, concursos de prendas e peões, rodeios e as vivências campeiras! Acredito que podemos fazer a diferença, principiar as mudanças que alterarão o quadro de nossa sociedade e o ambiente em que vivemos”.
Ainda segundo o autor do tema, “o objetivo do mesmo é ensejar mudanças que serão de proveito de todos, já que sustentabilidade e conscientização abarcam alterações positivas que serão sentidas por toda a coletividade”. Ele salienta que “temos que enxergar que o que fazemos hoje traz consequências não somente para nossas vidas, mas principalmente influencia e talvez até determine o modo como nossos filhos e netos vão viver. Que mundo estamos deixando para eles?”
A família Carreteiros está orgulhosa e parabeniza os autores pela excelente proposta apresentada e pela vitória conquistada. Esperamos estar engajados nessa luta e também poder colaborar na construção de um mundo melhor.