PRESTAÇÃO DE CONTAS HOMOLOGADA
Após 7 anos do seu início, no já longínquo ano de 2014, o Projeto Carreteando Cultura pelo Rio Grande chegou ao seu final. Foram várias dificuldades enfrentadas mas sobretudo foram muitos momentos de alegria em poder propagar a nossa cultura pelo Rio Grande. Com certeza chegamos ao final com um saldo positivo, com a sensação de dever cumprido. Foram mais de 2000 pessoas atingidas direta ou indiretamente durante o período de realização do projeto. Com a chegada da Pandemia de COVID-19 foi necessário interromper as atividades, não sendo possível concluir as últimas oficinas. No aspecto material também fica um legado para a entidade através dos equipamentos adquiridos, que certamente auxiliarão muito ainda na continuação da nossa missão. Em fevereiro do corrente ano o CTG Carreteiros da Saudade apresentou a sua prestação de contas à SEDAC-RS e a homologação foi publicada nas páginas nº 110 e 111 do Diário Oficial do Estado - D.O.E. de 17/05/2021. Agradecendo a todos que de algum modo participaram desta caminhada, o CTG Carreteiros da Saudade, reconhecido como Ponto de Cultura pela Secretaria Especial da Cultura, mantém seu compromisso de continuar Carreteando Cultura pelo Rio Grande.
COMUNICADO
Atendendo às Portarias nº 11/2020 do MTG/RS e nº 01/2020 da Coordenadoria da 5ª Região Tradicionalista, em respeito aos atos dos poderes públicos Municipal e Estadual sobre medidas temporárias de prevenção à disseminação do COVID-19 e visando resguardar a saúde de todos os seus associados e frequentadores, o CTG Carreteiros da Saudade informa a suspensão de todas as suas atividades coletivas ou que demandem aglomeração de pessoas por tempo indeterminado.
Pantano Grande, 17 de março de 2020.
Pantano Grande, 17 de março de 2020.
PONTO DE CULTURA RECEBE 3ª PARCELA
No mês de julho do corrente ano a Secretaria de Estado da Cultura realizou o repasse dos valores referentes à 3ª parcela do Projeto “Carreteando Cultura pelo Rio Grande”. Conforme havia sido informado, o processo de retomada dos repasses estava em andamento. Com o recebimento da 3ª parcela o CTG Carreteiros da Saudade passa a executar o plano de trabalho referente ao período. Nessa etapa o Projeto prevê, entre outras coisas, apoio às invernadas de dança, oficina de violão e oficina de culinária gaúcha. Veja abaixo algumas imagens das atividades desenvolvidas
SECRETARIA DA CULTURA ANUNCIA RETOMADA DOS REPASSES
Com a finalidade de demarcar a retomada dos repasses aos Pontos de Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura realizou um Encontro com os Pontos de Cultura no dia 27 de maio, na sala Luís Cosme, da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre – RS). Tal encontro serviu para esclarecer dúvidas sobre os próximos passos e repassar orientações sobre a execução dos projetos. Na parte da manhã ocorreu uma reunião entre os Pontos de Cultura e no turno da tarde houve uma apresentação dos técnicos da SEDAC sobre o processo e esclarecimento de dúvidas gerais e atendimentos individualizados para assessorar na elaboração dos Planos de Trabalho. Para se credenciar aos repasses, os Pontos de Cultura deverão atualizar os seus Planos de Trabalho, agora com prazo de execução de 12 meses, e apresentar documentos da entidade atualizados (ata de posse da atual diretoria, regimento interno e RG CPF do atual presidente). Verificada a regularidade da documentação, as entidades serão convocadas para assinar um Termo Aditivo, quando deverão comprovar que estão em regularidade para o recebimento de recursos apresentando as certidões negativas. O CTG Carreteiros da Saudade esteve representado no encontro pelo Patrão Marcio, que a partir de agora tomará as providências para o encaminhamento da documentação necessária.
COMUNICADO
Comunicamos a todos os associados e à comunidade em geral que as atividades do Ponto de Cultura, previstas na 3ª etapa do projeto “Carreteando Cultura pelo Rio Grande”, ainda não tiveram início neste ano de 2017 devido ao não recebimento da parcela correspondente a esta etapa. Segundo informações recebidas através de contato com a Secretaria de Cultura do Estado, toda a documentação encaminhada, relativa à prestação de contas da 2ª parcela, já foi analisada e aprovada, estando a entidade totalmente em dia com suas obrigações perante aquela secretaria. Sendo assim, resta-nos aguardar o novo repasse para que possamos dar continuidade às atividades.
PROJETO CARRETEANDO CULTURA PELO RIO GRANDE CONCLUI 2ª ETAPA.
No mês de novembro encerrou-se a segunda etapa do Projeto "Carreteando Cultura pelo Rio Grande", do Ponto de Cultura do CTG Carreteiros da Saudade. Durante este período foram realizadas diversas oficinas, bem como foi prestado apoio à manutenção dos grupos de danças da entidade. Além disso, alguns bens e utensílios foram adquiridos a fim de melhor atender o público que frequenta o CTG. A partir de agora, após o envio da documentação exigida à Secretaria de Cultura do Estado, a entidade fica no aguardo da liberação da verba correspondente à 3ª parcela do projeto para dar continuidade em 2017.
ALUNOS DA OFICINA DE VIOLÃO PARTICIPAM DE EVENTO NO CTG.
Ocorrendo desde setembro do ano passado, a oficina de violão do Projeto "Carreteando Cultura pelo Rio Grande" começou a mostrar seus resultados. No último dia 23 de julho o CTG Carreteiros da Saudade realizou a sua Ciranda Cultural de Prendas e o Entrevero Cultural de Peões, escolhendo seu prendado para a gestão 2016/2017. Após o encerramento do concurso, a divulgação dos resultados ocorreu em um jantar na sede da entidade. Porém, antes do grande momento da noite, o público presente pode prestigiar algumas apresentações artísticas, entre as quais estava a turma da oficina de violão do Ponto de Cultura. Acompanhados da professora Vanessa, os alunos executaram quatro músicas do repertório gaúcho, mostrando um pouco do que já aprenderam e abrilhantando a noite. A oficina conta com 6 jovens participantes, que têm aulas semanais, buscando preservar a nossa cultura através da música.
|
PONTO DE CULTURA SEGUE COM SUAS OFICINAS.
O Ponto de Cultura do CTG Carreteiros da Saudade, através do seu projeto "Carreteando Cultura pelo Rio Grande", vem dando continuidade à realização das oficinas previstas. Além das oficinas de violão, informática e dança gaúcha para a 3ª idade, teve início no último dia 11 de maio a Oficina de Culinária Gaúcha, que visa a preservação de receitas típicas do nosso Estado, além de proporcionar mais uma opção de cultura e lazer para a comunidade pantanense. A oficina conta com 10 participantes, que reúnem-se semanalmente no CTG para trocar experiências e garantir a preservação da nossa cultura através da culinária, preparando pratos típicos e muito populares, como o churrasco e o arroz de carreteiro, entre outros.
|
VIII FEIRA DO LIVRO DE PANTANO GRANDE: "QUEM LÊ VIAJA. EMBARQUE NESSA VIAGEM".
No dia 10 de dezembro aconteceu na Praça Central Erico Raabe a VIII Feira do Livro de Pantano Grande, evento promovido pela Prefeitura Municipal, através da sua Secretaria de Educação e Cultura. O CTG Carreteiros da Saudade mais uma vez esteve presente, e neste ano, além de apresentar uma de suas invernadas, a invernada mirim, levou até a feira também a Oficina de tradicionalismo, folclore e cidadania, que tem por objetivo o conhecimento da história, dos fatos e costumes que marcam a cultura do nosso povo. Os alunos da rede municipal de ensino que visitaram a feira tiveram a oportunidade de visitar o estande do CTG, local onde estavam disponíveis atividades relacionadas à nossa cultura, além da exposição de materiais já produzidos pelas demais oficinas do projeto "Carreteando Cultura pelo Rio Grande".
|
|
CONFIRA IMAGENS DAS OFICINAS EM ANDAMENTO.
SEGUNDA ETAPA DO PROJETO "CARRETEANDO CULTURA PELO RIO GRANDE" JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO.
Passada a Semana Farroupilha, as atividades no CTG Carreteiros da Saudade não param. Já está em pleno andamento a segunda etapa do projeto "Carreteando Cultura pelo Rio Grande". No dia 24/09/2015 teve início a Oficina de Danças Gaúchas para a 3ª Idade, oficina esta que conta com 22 inscritos e terá encontros semanais todas as quintas-feiras. Outra atividade iniciada foi a Oficina de Violão, no dia 28/09/2015, a qual inicialmente previa 6 vagas mas foi estendida para 8 crianças. As aulas de violão acontecem nas segundas-feiras. E as novidades não param por aí. Na próxima semana iniciarão as inscrições para a Oficina de Informática. Serão abertas 10 vagas para alunos da rede pública de ensino que tenham entre 10 e 14 anos de idade. As aulas serão ministradas no Telecentro da Prefeitura Municipal de Pantano Grande, localizado na Biblioteca Municipal, sempre nas quartas-feiras à tarde.
PONTO DE CULTURA PROMOVE AÇÃO NO DIA DO MEIO AMBIENTE
No último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o CTG Carreteiros da Saudade promoveu ação de conscientização ambiental no centro de Pantano Grande. Na oportunidade as prendas Sindyane, Renata e Kamily distribuíram "folders" informativos sobre o tema, enfatizando principalmente a prática dos 3 "Rs" da sustentabilidade: Reduzir, reutilizar e reciclar. O CTG Carreteiros da Saudade busca através destas atividades a conscientização dos participantes do projeto e da comunidade em geral sobre a necessidade de construirmos uma prática social baseada na preservação do ambiente em que vivemos.
OFICINA DE BORDADO À MÃO, MAIS UMA ETAPA CUMPRIDA.
Encerrou-se no dia 21/05/2015 a última oficina de artesanato da 1ª etapa do Projeto "Carreteando Cultura pelo Rio Grande". Com o material adquirido pelo Ponto de Cultura foram ministradas aulas de bordado à mão, realizado com fitas. As aulas foram ministradas pela Oficineira Sigrid Luiza Glasenapp, e tiveram a participação de 20 alunas que, ao final, receberam um certificado de participação. Ressalta-se que as oficinas de artesanato visam a geração de oportunidades de renda através da cultura, incentivando o artesanato local.
OFICINA DE PINTURA EM TECIDO CHEGA AO FINAL
Teve encerramento na última quinta-feira, dia 09/04/15, a oficina de pintura em tecido realizada pelo Ponto de Cultura Carreteiros da Saudade. Com o material adquirido pelo Ponto de Cultura, através dos recursos provenientes do projeto “Carreteando Cultura pelo Rio Grande”. As aulas foram ministradas pela oficineira Elaine Alves Machado, e tiveram a participação de 20 alunas, as quais tiveram a oportunidade de aprender diversas técnicas de pintura em tecido. As oficinas de artesanato visam a geração de oportunidades de renda através da cultura, incentivando o artesanato local, com o resgate da cultura gaúcha. Ao final as alunas receberam um certificado de participação.
PONTO DE CULTURA REALIZA SUA 1ª OFICINA
Teve encerramento na semana que passou a 1ª oficina realizada pelo Ponto de Cultura Carreteiros da Saudade. Com o material adquirido pelo Ponto de Cultura através dos recursos provenientes do projeto “Carreteando Cultura pelo Rio Grande”, foram ministradas pela oficineira Janete Dias da Silveira aulas de confecção de Bonecas de Pano. A oficina contou com a participação de 20 alunas e proporcionou o aprendizado e a confecção de diversos modelos de bonecas. As oficinas de artesanato visam a geração de oportunidades de renda através da cultura, incentivando o artesanato local, com o resgate da cultura gaúcha. Ao final as alunas receberam um certificado de participação.
PONTO DE CULTURA É LANÇADO OFICIALMENTE EM PANTANO GRANDE
Com objetivo de apresentar a comunidade o projeto “Carreteando a Cultura do Rio Grande", o CTG Carreteiros da Saudade realizou uma cerimônia, na Câmara de Vereadores, explicando sobre o funcionamento das atividades vinculadas ao Ponto de Cultura. Na ocasião, a patroa Ana Schiedeck fez a abertura do evento, agradecendo a todas as autoridades pela presença e a todas as entidades pela parceria nas melhoras do ano que se encerra. Mateus Rocha apresentou o projeto, que contará inicialmente com 3 oficinas de artesanato, todas gratuitas: Bonecas de Pano, Bordados de fita e Pintura em tecido. As oficinas terão inscrições abertas a partir da segunda-feira (22/12), junto ao SINE. Serão 20 vagas disponíveis. Durante os 3 anos do projeto, o CTG irá receber R$ 60.000,00, para a realização de oficinas, aquisição de materiais permanentes. Todas as atividades são abertas a comunidade, e serão amplamente divulgadas.
Com objetivo de apresentar a comunidade o projeto “Carreteando a Cultura do Rio Grande", o CTG Carreteiros da Saudade realizou uma cerimônia, na Câmara de Vereadores, explicando sobre o funcionamento das atividades vinculadas ao Ponto de Cultura. Na ocasião, a patroa Ana Schiedeck fez a abertura do evento, agradecendo a todas as autoridades pela presença e a todas as entidades pela parceria nas melhoras do ano que se encerra. Mateus Rocha apresentou o projeto, que contará inicialmente com 3 oficinas de artesanato, todas gratuitas: Bonecas de Pano, Bordados de fita e Pintura em tecido. As oficinas terão inscrições abertas a partir da segunda-feira (22/12), junto ao SINE. Serão 20 vagas disponíveis. Durante os 3 anos do projeto, o CTG irá receber R$ 60.000,00, para a realização de oficinas, aquisição de materiais permanentes. Todas as atividades são abertas a comunidade, e serão amplamente divulgadas.